Nos dias atuais, muito se tem falado a respeito de Web 2.0. O conceito
para o termo foi criado por Tim O’Reilly, em 2003, o qual diz que Web
2.0 é “a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento
das regras para obter sucesso nesta nova plataforma”. Segundo o conceito
elaborado por O’Reilly, a regra fundamental da Web 2.0 é o
aproveitamento da inteligência coletiva.
Na verdade, os especialistas afirmam que não há um conceito formado para
o que é Web 2.0; de fato, estamos desenvolvendo e moldando esse
conceito. Como já foi dito, a principal característica dessa mudança na
internet é o aproveitamento da inteligência coletiva. Além disso, a Web
2.0 se baseia no desenvolvimento de uma rede de informações onde cada
usuário pode não somente usufruir, mas sim, contribuir. O exemplo mais
claro dessa característica é a Wikipédia, onde cada usuário tem a
oportunidade de adicionar informações livremente.
A Web 2.0 se conceitua no âmbito essencialmente online. Desta forma,
atividades que antes eram feitas de forma offline, com o auxílio de
tradicionais programas vendidos em lojas especializadas, passam a ser
feitas de forma online, com o uso de ferramentas gratuitas e abertas a
todos os usuários.
Os críticos argumentam que a Web 2.0 se trata apenas de um buzzword, uma
jogada de marketing, um rótulo. Para estas pessoas, não houve uma
mudança significativa no marketing praticado pela Internet para
exemplificar uma teórica “evolução” de 1.0 para 2.0. Segundo os
críticos, as maneiras de se obter lucros continuam exatamente as mesmas:
publicidade. De qualquer forma, a evolução de internet é algo concreto.
A grande questão dessa discussão é se a Web 2.0 é ou não a
representação dessa evolução.
Fonte:
Brasil Escola
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